Grammy: 6 curiosidades sobre o principal prêmio do mundo da música

Foto: Recording Academy

Publicidade

O Grammy 2024 se aproxima e acontece no próximo domingo (04) na Crypto.com Arena, em Los Angeles, a partir das 22h. Essa será a 66ª edição da premiação mais importante do mundo da música.

Além da entrega dos prêmios em 94 categorias, o evento também conta com apresentações ao vivo e ainda presta homenagens aos artistas do mundo da música que morreram.

A cantora SZA lidera as indicações com nomeações em 9 categorias, incluindo álbum do ano e música do ano. A lista com as principais categorias, você confere aqui.

Para ficar por dentro da premiação, confira algumas curiosidades sobre o Grammy.

Origem do prêmio

O Grammy Awards foi criado em 1959 e reuniu membros da elite musical – incluindo Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Dean Martin, entre outros – para um jantar black-tie feito para realizar a entrega de 28 prêmios no Grand Ballroom de Beverly Hilton.

Ao mesmo tempo, outros novos membros da Academia se reuniam em um evento realizado simultaneamente na cidade de Nova York. Seis meses depois, a 2ª entrega anual do Grammy foi realizada mais uma vez nesses dois locais, porém, desta vez, a premiação foi transmitida pela televisão e gravada no “NBC Sunday Showcase”.

Como as estatuetas são feitas?

John Billings, mais conhecido pelo apelido de “o Grammy Man”, é o artista por trás da confecção das estatuetas pelos últimos 40 anos.

Cada peça é feita à mão por Billings e sua equipe com sede em Ridgway, no Colorado. Todos os anos, a sua equipe recebe uma lista de indicações, que então usa para criar uma estimativa de quantos prêmios precisarão ser produzidos.

As estatuetas que são compostas por três peças distintas (a base, a caixa do gramofone e o braço) são  montadas separadamente e feitas de um material especial – apropriadamente chamado Grammium – e finalizados com um revestimento de ouro 24 quilates.

Todos os prêmios são criados da mesma forma e levam aproximadamente 15 horas para serem produzidos. Desde a primeira cerimônia do Grammy Awards, o prêmio mudou diversas vezes, mas nos últimos 30 anos o design permaneceu praticamente o mesmo.

Qual a diferença entre “Canção do ano” e “Gravação do Ano”?

Apesar dos títulos serem parecidos, a dúvida entre as categorias existe desde a primeira edição do Grammy. Para contextualizar, “Record Of The Year” ou “Gravação do Ano” trata de uma gravação específica de uma música e reconhece os artistas, produtores e engenheiros que contribuem para essa gravação, enquanto “Song Of The Year” ou “Música do Ano” trata da composição de uma música e reconhece os compositores que a escreveram.

Beyoncé é a artista mais premiada do Grammy

Durante a edição de 2023, Beyoncé fez história ao quebrar o recorde e se tornar a artista com mais Grammys de todos os tempos. O 32º gramofone da cantora foi conquistado com a vitória na categoria Melhor Álbum de Dance/Eletrônica com o “Renaissance”, seu último lançamento.

Atrás da cantora, temos o maestro Georg Solit, que detinha o último recorde ao receber 31 Grammys. Apesar de ter perdido o posto com o maior número de estatuetas, ele continua sendo o dono dos recordes de mais prêmios em um único gênero e mais prêmios de música clássica.

Recorde de prêmios em uma só noite

Michael Jackson roubou as atenções na 26ª edição do Grammy, em 1984 ao levar oito estatuetas em uma mesma noite. O clássico álbum “Thriller” havia sido lançado há dois anos, mas “Billie Jean” e Beat It” ainda ocupavam o topo das paradas e concedeu 12 indicações ao Rei do Pop.

Entre os prêmios, Michael levou para casa os troféus de Álbum do Ano, Melhor Performance Vocal Pop – Masculino (“Thriller”); Gravação do Ano, Melhor Performance Vocal de Rock – Masculino (“Beat It”); Melhor Canção R&B, Melhor Performance Vocal R&B – Masculino (“Billie Jean”); Produtor do Ano – Não Clássica e Melhor Gravação Infantil (The E.T. Storybook).

Além disso, em 2000, o cantor Carlos Santana também levou oito Grammys para casa e empatou com Michael Jackson.

Indicados, mas nunca premiados

Apesar de terem sido indicados muitas vezes, alguns artistas nunca subiram ao palco para receber um prêmio Grammy. Confira alguns exemplos abaixo:

Miley Cyrus: já foi indicada 8 vezes e neste ano em específico, a cantora de “Flowers” recebeu seis indicações, aumentando as chances de receber um Grammy

Abba: a banda sueca recebeu cinco indicações, mas nunca foi premiada

Lana Del Rey: cantora saiu de mãos vazias, mesmo já tendo recebido 11 indicações no total

Katy Perry: a diva pop já recebeu 13 indicações, entretanto, nunca foi premiada no Grammy

Demi Lovato: apesar de ter sido nomeada duas vezes, Demi também nunca pôde fazer seu discurso no palco do Grammy

BTS: o grupo sul-coreano já foi indicado 5 vezes, mas ainda não conquistou o seu sonhado prêmio

Nicki Minaj: indicada 12 vezes, Nicki volta a concorrer neste ano e também pode ganhar seu Grammy pela primeira vez

Fonte: CNN

Publicidade

Leia também