Governador anuncia chamamento de mais de 1.300 aprovados em concursos da Polícia Militar do Ceará

Foto: Carlos Gibaja

Publicidade

O edital de chamamento será publicado nesta quinta-feira (11), no DOE.

No seu segundo bate-papo semanal do ano com os cearenses, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (10), o chamamento de candidatos aprovados nos últimos concurso da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Investindo no reforço da segurança pública, a convocação corresponde a 1.200 vagas imediatas para soldado e 113 para 2º tenente.

O chamamento foi paralisado no fim do ano passado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual o Governo do Ceará apresentou recurso e foi atendido pelo órgão. O chefe do Executivo cearense comemorou poder dar prosseguimento ao concurso e convocar os aprovados para prestar serviço à população cearense. O novo edital de chamamento será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11).

“Nós nos adaptamos à regra do Supremo, que foi decidida para o Brasil inteiro. Então, vamos convocar os policiais militares para fazer a formação. No caso, a formação é de seis meses, sendo os primeiros três meses interno e depois é teoria e prática, já indo para a rua atuar com aquilo que aprendeu”, explicou o governador. O gestor estadual antecipou que o curso, para esses profissionais, deve começar na segunda quinzena de fevereiro deste ano.

Para além do chamamento imediato de 1.313 aprovados, também foi aprovada a ampliação do cadastro reserva para ambas as funções. No caso do posto de soldado, o cadastro de reserva passa de 500 para 820 vagas.

“Nós tínhamos em torno de 290 pessoas que não tinham, sequer, participado da fase final do concurso. Eu peço atenção a essas pessoas, pois serão chamadas para fazer as próximas fases e, sendo aprovadas, entrarão no cadastro reserva”, explicou o governador ao se referir que dentro das 820 vagas há 290 novos candidatos aptos a concluírem as demais etapas do certame.

Para o cargo de 2º tenente a ampliação foi de 187 para 477 vagas. Desta forma, as vagas correspondem aos 224 candidatos já aprovados da ampla concorrência e aos 66 das cotas que, pelas regras atuais, estariam eliminados, e mais um novo candidato a ser convocado.

Ainda na área de segurança, governador também informou que tem realizado reuniões com a cúpula da segurança pública do Estado para organizar novos projetos na área, de forma integrada. “Vamos começar um processo novo para buscar reduzir e inibir a situação de roubos e furtos de celular. Fomos buscar experiências, e será trabalhada uma ação integrada com entes do Estado”, concluiu.

Conversa com os cearenses

No aguardado momento de interação, a cearense de Maranguape, Jamily Matins, quis saber sobre a ampliação do VaiVem – programa que permite, de forma gratuita, utilizar o transporte público na Região Metropolitana de Fortaleza. O governador explicou que a ampliação do programa será realizada de acordo com a necessidade de cada público – no momento, apenas estudantes têm direito ao programa.

“Inicialmente, programamos a ampliação para maio, quando o programa será disponibilizado também a pessoas que estão desempregadas. Nós pensamos assim, que muitas tem uma proposta de emprego na cidade vizinha, mas não tem como se deslocar, então, a ampliação será para essas pessoas. Depois vamos expandir para quem está em programas sociais, e aí iremos pensar a expansão de acordo com o caixa do Estado”, explicou Elmano.

A estudante Soraya da Silva, de Fortaleza, feliz pela geração de empregos, questionou ao governador o que tem sido feito na área de estágio para jovens. “Emprego é algo feito pelas políticas estaduais, municipais e iniciativa privada. No Ceará tem vários programas, programa de Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista, estagiários, que nós ajudamos, inclusive, com bolsas, para que essas pessoas possam trabalhar nas empresas com a bolsa, em sua primeira experiência de emprego, e assim ter oportunidade de continuar e crescer nas empresas”, finalizou o governador.

Fonte: Ascom Casa Civil/Isabella Campos

Publicidade

Leia também