Eleições 2024: Guimarães e André Figueiredo confirmam aliança entre PT e PDT em cidades cearenses

Foto: divulgação

Publicidade

Por Leonardo Henrique

O líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que os petistas e o PDT poderão estar no mesmo palanque, em alguns municípios do Ceará, nas eleições de 2024. Para o deputado, a disputa dos dois partidos em Fortaleza não pode “contaminar” relações existentes em outras cidades.

A aliança PDT-PT, em nível estadual, segue rompida desde as eleições de 2022. Mas Guimarães reforçou que conversará com o presidente nacional do PDT em exercício, deputado André Figueiredo, e com o dirigente da comissão provisória da legenda no Ceará, Flávio Torres, para fechar o alinhamento no interior do estado.

“Tem uma disputa em Fortaleza, mas ela não pode contaminar o conjunto do Estado”, disse Guimarães ao jornal Diário do Nordeste. As eleições serão conversadas “município a município”, com a concordância de André Figueiredo, que garantiu “diálogo aberto com o PT”, mesmo estando dividido do PDT no plano estadual.

“(Há) locais onde devemos apoiar o PT, em outros locais onde o PT deve apoiar o PDT”, frisou Figueiredo. “Com exceção de Fortaleza, que evidentemente nós estaremos em palanques opostos, pelo menos no 1º turno, nós teremos um diálogo e com certeza estaremos administrando junto vários municípios como já viemos fazendo em outros mandatos”, completou.

Na capital, o atual prefeito José Sarto (PDT) deverá ter, como um dos principais adversários, um candidato do PT, com o apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana. Dentre os pré-candidatos pela legenda petista, estão Luizianne Lins, Evandro Leitão (que saiu do PDT), Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio e Acrísio Sena.

Publicidade

Leia também