Eleições 2024: Capitão Wagner lidera intenções de voto para prefeito de Fortaleza

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Publicidade

Por Leonardo Henrique

O secretário de Saúde de Maracanaú e ex-deputado federal Capitão Wagner (União) lidera todos os cenários do levantamento da Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (17), que mede as intenções de voto para prefeito de Fortaleza.

A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 16 de janeiro, com 800 eleitores da capital, mostra Wagner com 38,5% das menções, no principal cenário. O atual prefeito José Sarto (PDT) vem em seguida, com 21,8%. André Fernandes (PL) aparece com 9,1%, e Evandro Leitão (PT), 6,5%. Já Eduardo Girão (Novo) marca 5,3% dos votos. Brancos, nulos ou nenhum somam 10,3%, e os indecisos, 6,3%.

Já no cenário onde a candidata do PT é a deputada federal Luizianne Lins, Wagner também lidera, com 35,6%, seguido da ex-prefeita, que marca 20,8%. Neste cenário, Sarto aparece em terceiro lugar, com 17,5%. André Fernandes aparece depois, com 9,3%, e Eduardo Girão marca 4,8%. Brancos, nulos ou nenhum são 6,9%, e aqueles que não sabem, 4,1%.

Foi ainda testado um terceiro cenário, onde o candidato do PDT é o ex-prefeito Roberto Cláudio. Neste, Capitão Wagner fica com 33,4%, mas tecnicamente empatado com Roberto, que pontua 32,4%. André Fernandes vem na sequência, com 8% das menções, enquanto Evandro Leitão tem 6,4%, e Eduardo Girão, 3,5%. Os que preferem anular ou votar em branco são 9,3%, e a soma de indecisos é de 5%.

Nas últimas eleições executivas das quais participou, Capitão Wagner sempre liderou as pesquisas, mas terminou derrotado. Em 2020, concorreu à prefeitura de Fortaleza pela segunda vez e apareceu à frente na maioria dos levantamentos, mas foi vencido por José Sarto no segundo turno.

Já em 2022, Wagner disputou o Governo do Ceará e também ocupou o primeiro lugar nas pesquisas. Porém, na reta-final da campanha, foi ultrapassado por Elmano de Freitas (PT) e, ainda no primeiro turno, perdeu a corrida eleitoral.

Publicidade

Leia também