Crato ultrapassa meta estabelecida em 2023 para prevenção ao tracoma

Foto: Divulgação/Prefeitura do Crato

Publicidade

Entre os meses de maio a dezembro de 2023, os agentes de Endemias do Crato realizaram a campanha de prevenção ao Tracoma nas escolas públicas municipais. A meta inicial era de 4500 inquéritos escolares. Ao final do ano, a equipe realizou 5245 investigações da doença, sendo 64 casos positivos. Agora, já em 2024, a equipe está realizando o acompanhamento desses casos para validar a cura.

A Campanha de Prevenção ao Tracoma é realizada em parceria com a Secretaria de Educação, e passou em 38 Unidades Escolares da rede pública municipal, entre creches, Centros de Educação Infantil e escolas de ensino fundamental, nas zonas urbana e rural.

“Essa é uma campanha muito importante. O tracoma é uma doença nos olhos que atinge principalmente as crianças e se não for tratada corretamente, pode prejudicar a visão e até causar cegueira”, comenta Sawana Feitosa, coordenadora especial de Vigilância em Saúde do Crato.

A avaliação é feita pelos Agentes de Endemias capacitados para a campanha e, abordando crianças de 1 a 9 anos, e é verificado se há folículos na parte interna das pálpebras. Em caso positivo, os alunos foram encaminhados para o tratamento adequado junto à equipe médica da Atenção Básica. As famílias dos casos positivos também foram avaliadas e encaminhadas para tratamento, caso positivo.

Sobre a doença

De acordo com o Ministério da Saúde, o tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que em contato com a conjuntiva ocular, produz uma reação inflamatória na pálpebra superior, com o aparecimento de folículos atingindo principalmente as crianças.

O diagnóstico primário pode se dar pelo exame feito a olho nu, feito com o auxílio de uma lupa, onde os pacientes que apresentam as formas sequelares do tracoma – entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase tracomatosa (cílios em posição defeituosa, tocando o globo ocular), manifestam dor constante, fotofobia e dificuldade de abrir os olhos.

Já para prevenir o tracoma é fundamental a adoção de medidas de promoção da higiene e cuidados pessoais, tais como a lavagem facial, das mãos, o destino adequado do lixo e dejetos e o acesso e disponibilidade de água.

Publicidade

Leia também