Corpo de Bombeiros realizou 36 mil inspeções em edificações e eventos no Ceará em 2023

Foto: Divulgação/CBMCE

Publicidade

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), atua na fiscalização das edificações e eventos temporários, com foco na prevenção e verificação da regularidade destas e na segurança contra incêndio e pânico. No ano de 2023 o Cepi registrou um aumento de 9,02% nas ações de prevenção contra incêndios. Foram registradas 36.141 mil fiscalizações, no ano de 2023 e 33.141 mil, no ano de 2022.

Em conformidade com a Lei Estadual n.º 13.556/2004, Código de Segurança Contra Incêndio, o Cepi fiscaliza as instalações de proteção contra incêndio e pânico, como: extintor contra incêndio, aterramento de estrutura metálica, gerador, brigada de incêndio, sinalização de emergência e outras, conforme a legislação vigente.

Segundo o comandante do Cepi, o tenente-coronel Joel de Abreu Nobre, as ações de prevenção visam garantir a segurança de vidas e patrimônios. “Estamos intensificando nossos esforços para conscientizar a população sobre a importância da prevenção”, ressaltou o oficial.

O Cepi realiza vistorias nas edificações para emissão do Certificado de Conformidade e também verifica periodicamente a documentação e sistemas preventivos. Na ausência desses, sanções como notificações, multas e até interdições são aplicadas. As ações do Cepi contribuem para reduzir o risco de incêndios e salvar vidas.

Ciclo Carnavalesco de 2024

Com o intuito de verificar a segurança preventiva nos endereços onde haverá pré-carnaval, o Cepi realizou vistoria nos seguintes locais: Praça do Ferreira; Mercado dos Pinhões; Mocinha; Aterrinho da Praia de Iracema; Rua dos Tabajaras; Passeio Público; Parque Rachel de Queiroz; Raimundo dos Queijos; Benfica; Centro Cultural Belchior; Benfica e Domingos Olímpio.

Cepi recebe novas viaturas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu novas 15 viaturas para o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (Cepi). O governador Elmano de Freitas entregou os veículos durante solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (15).

Fonte: Ascom CBMCE

Publicidade

Leia também