Casa da Criança e do Adolescente inicia atendimento em regime de plantão 24 horas

Foto: Ariel Gomes/SPS

Publicidade

A Casa da Criança e do Adolescente expandiu seu horário de atendimento e agora funciona em regime de plantão 24h. O equipamento, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), fica no bairro São João do Tauape, em Fortaleza, e atua com uma rede de atendimento e de proteção para crianças e adolescentes que tenham vivenciado ou sido testemunhas de violência grave.

Em quase dois anos de funcionamento, a unidade realizou mais de 23 mil atendimentos. Dentre os casos mais recorrentes estão violência sexual, com 460 casos registrados; seguido de violência psicológica, com 457 atendimentos. Já entre as violações, foram 199 registros de negligência e 180 casos de conflitos familiares.

A coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente, Silvana Bezerra, destaca que o equipamento dispõe de uma equipe integrada por psicólogos e assistentes sociais, além de equipes especializadas distribuídas entre órgãos como o Tribunal de Justiça, Plantão do Conselho Tutelar, Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), Defensoria Pública, Ministério Público e Perícia Forense.

“Agora a população poderá contar com o atendimento da Casa da Criança e do Adolescente em horário ampliado, de domingo a domingo, inclusive nos feriados. Nossa equipe do psicossocial estará disponível 24h para atendimento e os devidos encaminhamentos serão realizados. É importante lembrar também que tanto as crianças, quanto suas famílias recebem acolhimento e têm total sigilo sobre sua identidade aqui na Casa”, reforça a coordenadora.

A titular da SPS, Onélia Santana, ressalta que o atendimento em regime de plantão vai aprimorar ainda mais o trabalho realizado pelas equipes especializadas. “Este equipamento surgiu da necessidade de integrar os serviços do Tribunal de Justiça, Delegacia Especializada, Assistência Social, Defensoria Pública e Ministério Público em um só lugar, evitando desta forma a revitimização das crianças e dos adolescentes que sofreram com violência física, sexual, psicológica ou institucional”, destaca Onélia Santana.

Tipos de violência a serem atendidas

● Violência Física: entendida como a ação infligida à criança ou ao adolescente que ofenda sua integridade ou saúde corporal ou que lhe cause sofrimento físico, incluindo a violência doméstica e familiar;
● Violência Psicológica: qualquer conduta que exponha a criança ou o adolescente, direta ou indiretamente, a crime violento contra membro de sua família ou de sua rede de apoio, independentemente do ambiente em que cometido, particularmente quando isto a torna testemunha;
● Violência Sexual: entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não.
● Violência Institucional: entendida como a praticada por instituição pública ou conveniada, inclusive quando gerar revitimização.

Serviço:

Casa da Criança e do Adolescente
Endereço: Rua Capitão Melo, 3883, São João do Tauape – Fortaleza – CE
Horários de funcionamento: de domingo a domingo, em regime de plantão 24 horas

Telefones para contato:
Recepção: (85) 98736.4088 / 3108.0500

Psicossocial: (85) 98976.8946 / 3108.0508
Administrativo: (85) 3108.0503
Conselho Tutelar: (85) 98970.5479

Fonte: Ascom SPS/ Sheyla Castelo Branco

Publicidade

Leia também