Vai fazer compras pela internet? Veja essas dicas e evite cair em golpes

Foto: Reprodução

Publicidade

Por Rafael Pereira

 

Final de ano chegando, para quem gosta de fazer aquelas boas compras de Natal, Amigo Secreto e confraternização com amigos e familiares, uma das melhores maneiras é comprar pela internet, pois é uma forma de economizar tempo e agilizar, em vez de ir a uma loja física. Só que existe uma série de cuidados para evitar golpes que além de causar prejuízos, ficamos com aquela cara de vergonha.

Vamos mostrar aqui algumas dicas que pode te ajudar a comprar de forma segura:

1. Cadastre senhas fortes

Utilize senhas fortes e únicas para cada conta de site que você utiliza. Sempre que possível adicione uma camada extra de segurança, ou seja, evite de usar senhas do tipo 1234, datas de nascimento, seu nome123, etc, pois são senhas “fáceis” para criminosos entrar em suas contas e roubar informações. Ao invés disso, passe a cadastrar senhas fortes, ou “mais difíceis”, contendo números, letras maiúsculas e caracteres especiais. Mantenha elas guardadas em local seguro, pois nem sempre você vai se lembrar.

2. Navegue somente em sites seguros

Verifique se o site em que você vai comprar possui o cadeado de segurança, que fica na barra de endereço, e se em http termina com o S no final. Esse “s” no finalzinho de http significa “seguro”, ou seja, é uma maneira em que os navegadores implementaram para classificar sites e portais como seguros ou não. A URL tem que está dessa maneira: “https://www.nomedosite…”. Evite inserir informações pessoais ou financeiras em sites não seguros. Por via das dúvidas, faça compras em lojas online conhecidas no mercado que se comprometem com a segurança e com sua compra.

3. Se proteja contra spam e e-mails maliciosos:

Esteja atento a e-mails, mensagens ou anúncios suspeitos. Não clique em links ou baixe anexos de remetentes desconhecidos. Verifique a autenticidade do remetente antes de fornecer informações pessoais. Tome cuidado ao clicar em links duvidosos enviados para você no seu WhatsApp.

4. Atualize seu sistema operacional, Softwares e antivírus:

Mantenha seu sistema operacional, navegadores e programas sempre atualizados. Utilize um software antivírus confiável, baixe somente de fontes confiáveis e faça verificações regulares para detectar possíveis ameaças.

5. Cuidado com as redes Wi-Fi :

Evite realizar compras online em redes Wi-Fi públicas fornecidas em locais em que não há senha. Pois por ser aberta, algum invasor pode estar detectando suas atividades na internet. Se possível, use uma rede privada virtual (VPN) para proteger seus dados ao fazer transações em redes públicas não seguras.

6. Métodos de Pagamento Seguros:

Prefira utilizar métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito que oferecem proteção contra fraudes. Não compartilhe informações bancárias em sites não confiáveis. Além disso monitore regularmente suas transações financeiras após realizar compras online. Se notar alguma atividade suspeita ou não autorizada, entre em contato com seu banco ou operadora de cartão imediatamente. Leia atentamente às políticas de devolução de valores e reembolso de cada loja. Certifique-se de entender os procedimentos caso precise devolver um item ou solicitar reembolso.

7. Conhecimento e Educação:

Mantenha-se atualizado sobre os golpes e as práticas de segurança cibernética. Eduque a si mesmo, à sua família e amigos sobre os perigos e as medidas preventivas ao fazer compras pela internet.

 

Publicidade

Leia também