Projeto da Rede Municipal trará arborização de mil árvores em Juazeiro do Norte

Foto: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro do Norte

Publicidade

Juazeiro do Norte terá, até março de 2024, mais mil árvores de ipê e nativas plantadas pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino e rede privada. A iniciativa é da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro – Amaju, através do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental – SISPEA.

A contagem do plantio iniciou no domingo, 3 de dezembro, com o 5° Mutirão Nacional do Plantio de Árvores, no Parque Natural Municipal das Timbaúbas, em parceria com o Movimento Regenera Ativo. A prática foi aberta ao público e contou com a participação de quatro escolas do município, que já possuem Núcleo de Educação Ambiental. Foram plantados 25 ipês.

O superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, relata que o processo de arborização surge pela compensação ambiental com as mudas de plantas, a partir dos projetos de defesa do meio ambiente já desenvolvidos. “As árvores têm um papel importante, além de umidificar o ar, elas servem para arear e oxigenar, transformando o gás carbônico em oxigênio”, explica.

A diretora administradora da Escola Ambiental, Tânia Pinheiro, dá ênfase à sensibilização que vem sendo trabalhada com os estudantes para a corresponsabilização com o meio ambiente. “Nós criamos o comitê nas escolas para engajar o estudante desde criança, para compreender não só a plantar árvore, mas vê-la crescer”, pontua.

Publicidade

Leia também