Governo do Ceará anuncia chamamento de mais 800 novos profissionais de saúde aprovados em concurso

Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

Publicidade

Convocação encerra a primeira etapa de incorporação dos seis mil aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos

Em sua última conversa de 2023 com a população nas redes sociais, nesta quarta-feira (27), o governador Elmano de Freitas anunciou o chamamento de mais 800 novos profissionais de saúde para a rede pública do Ceará. A convocação encerra a primeira etapa da incorporação dos seis mil aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Desta maneira, o Governo do Ceará conclui o ano convocando, ao todo, dois mil concursados da área: 600 em maio, 600 em setembro e 800 neste mês de dezembro. A publicação sairá no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (29).

Elmano de Freitas destacou a importância da atuação dos novos servidores públicos para a saúde cearense, como também reiterou o cronograma de chamamento para os próximos anos. “Ao atingir a marca de dois mil novos profissionais convocados para a Secretaria da Saúde, reafirmamos nosso compromisso firmado em lei. Para 2024, devemos chamar mais 1.000 aprovados, assim como em 2025, encerrando a incorporação em 2026 com 1.311 convocados. Desta maneira, garantimos a atuação de servidores públicos na rede de saúde do Ceará, algo bastante importante”.

Os profissionais serão direcionados para o Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará e unidades da Rede, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC), entre outros. A categoria de profissionais da área assistencial inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos de farmácia.

Balanço

Falando sobre o que foi feito em 2023, o chefe do Executivo Cearense listou algumas ações importantes. “Chamamos mais de dois mil profissionais para reforçar a segurança pública do Ceará, adquirindo viaturas, armamento, melhorando a nossa estrutura. Temos hoje mais de 1.000 cozinhas do Ceará Sem Fome em funcionamento, além de 43 mil famílias utilizando o cartão Ceará Sem Fome. Também conseguimos reduzir a fila de cirurgias de 68 mil para 17 mil pessoas”, pontuou. Ele adiantou que em 2024 a fila de procedimentos em ortopedia deve receber chamamento e orçamento específicos para agilizar o andamento da fila nesta especialidade.

“Ainda neste ano, investimos mais de R$ 117 milhões em estradas novas, duplicação de estradas ou recuperação de vias. Foram mais de 540 km em todo o estado. Ficamos em um saldo positivo acima de 53 mil postos de emprego, entre vagas conquistas e perdidas”, completou o governador.

Para o próximo ano, Elmano de Freitas também adiantou que realizará a implementação do plano estadual de oncologia, agradecendo emendas de parlamentares cearenses, e previsão de novas unidades pelo programa federal Minha Casa Minha Vida.

Conversa com a população

O cearense Liniker Soares, do município de Juazeiro do Norte, perguntou ao governador sobre a educação do estado, além de pedir uma avaliação geral. “Avalio com muito orgulho tudo o que construímos até aqui. Estamos fazendo a maior expansão de ensino superior do estado do Ceará, com jovens fazendo Medicina, tendo metade das vagas para alunos de escola pública. Contudo, ainda estamos longe de alguns países de nível elevado e vamos buscar seguir evoluindo. Minha avaliação é de muito orgulho daquilo que foi feito, mas sem se acomodar para seguir avançando”, comentou.

Para Maurício Soares, de Barbalha, que perguntou sobre o combate ao vírus da covid-19, Elmano de Freitas ressaltou que, apesar de Ceará é o primeiro do Nordeste e terceiro do País na vacinação bivalente, é importante que a população siga atualizando sua carteira de imunização nos postos de saúde, em especial os idosos e os imunossuprimidos. O cenário epidemiológico da última semana, na comparação com a semana anterior, aponta redução de casos.

 

Antes de agradecer à população e expressar seus desejos por um bom 2024, o governador Elmano de Freitas ainda anunciou o início das atividades para os selecionados no Programa CNH Popular 2023: “A CNH Popular irá iniciar, nesta sexta-feira (29), na cidade de Baturité. Fique atento para as próximas lives, que divulgaremos as cidades seguintes. Você que é de Baturité já pode preparar a sua documentação para dar entrada. Fique atento”.

Fonte: Ascom Casa Civil/João Pedro Guedes

Publicidade

Leia também