Em 10 anos, Bases Polo do Samu Ceará de Limoeiro do Norte e de Russas atendem a mais de 30 mil ocorrências

Foto: Ascom Samu

Publicidade

Superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, falou aos colaboradores

No mês de dezembro, duas Bases Polos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará completam 10 anos de funcionamento. Localizadas nos municípios de Russas e Limoeiro do Norte, elas atendem a população cearense na região do Vale do Jaguaribe. Juntas, as Bases já realizaram mais de 30 mil atendimentos.

O Superintende do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, e outros gestores estiveram nas duas cidades para participar das celebrações alusivas aos aniversários. Na quinta-feira (14), o encontro com os profissionais de Saúde foi em Limoeiro do Norte, e na sexta-feira (15) em Russas.

“A gestão se faz próxima dos colaboradores, visitando as Bases. Ela se faz escutando e agradecendo a todos vocês. É muito importante valorizar os profissionais, esse é o propósito do Samu 192 Ceará”, destacou Mendonça.

A enfermeira Cecilia Gifoni trabalha na Base Polo de Russas desde o início, e lembra da importância do Serviço para ela. “Quando estamos atendendo uma ocorrência, não é só o paciente, mas também a questão do familiar. Já passei noites sem dormir devido a pacientes que foram a óbito”, disse Gifoni.

A secretária adjunta de Saúde de Russas, Fátima Castro, esteve presente na solenidade realizada no município e ressaltou a eficiência do trabalho. “Toda vez que os profissionais do Samu são chamados é porque a vida de alguém está dependendo muito da ação de vocês. Trabalhar no limite exige mais do que a academia, exige preparo técnico e principalmente emocional”, enfatizou Castro.

Profissionais da Base Polo de Russas se reuniram para celebrar

Estrutura

As duas Bases são integradas pela Central de Regulação de Urgência (CRU) da Macrorregião do Eusébio. Ao todo, o Samu 192 Ceará conta com 121 unidades espalhadas pelo território estadual. Todos os casos clínicos de urgência atendidos pelo Samu 192 são encaminhados para a CRU. Um profissional orienta o usuário sobre primeiros socorros e envia, se necessário, ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) ou de Unidade de Suporte Avançado (USA), com a equipe de saúde.

Para o condutor Socorrista, Marcos Orleide, trabalhar no Samu Ceará é um desafio, e ao mesmo tempo, uma conquista. “É muito gratificante quando você ajuda a salvar vidas. Tenho muito orgulho do que faço, o Samu 192 Ceará me estimulou a fazer Faculdade de Enfermagem e só tenho gratidão ao Serviço”, declara.

Vale do Jaguaribe

A Base Polo de Limoeiro do Norte engloba seis municípios: Limoeiro do Norte, Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaribe, Pereiro e Potiretama. Já em Russas são outras seis cidades: Aracati, Icapuí, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova e Russas.

O Samu 192 presta assistência em via pública, local de trabalho ou residência, chegando precocemente à vítima após ocorrências que demandem urgência ou emergência e que possam levar o paciente a sofrimento, à sequela ou à óbito. São consideradas urgentes as situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, dentre outras. Além disso, o serviço faz transferências inter-hospitalares quando dentro do perfil de atendimento.

Fonte: Ascom Samu/Fátima Holanda

Publicidade

Leia também