Ceará Sem Fome recebe duas toneladas de alimentos arrecadadas na final do Campeonato Cearense de Futebol Feminino

O Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado recebeu, nesta sexta-feira (29), duas toneladas de alimentos que foram arrecadadas durante a final do Campeonato Cearense de Futebol Feminino. O momento ocorreu na Arena Castelão, com as presenças da primeira-dama Lia de Freitas, da vice-governadora Jade Romero; do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, além de representantes e mascotes de três importantes clubes cearenses: Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e Ferroviário Atlético Clube.

Os alimentos são oriundos da partida ocorrida entre Fortaleza e Ceará, no dia 29 de novembro, quando na ocasião, o time feminino do Ceará foi vencedor após disputas por pênaltis. A primeira-dama e também presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, ressaltou o quão solidário é o povo cearense.

 

“Quero agradecer a todos que fizeram essas doações e dizer que a gente possa, em 2024, realizar mais eventos desse tipo, pois o nosso povo é muito solidário. Esses alimentos irão para entidades da sociedade civil, que fazem atividades de assistência social”, destacou. Lia também explicou que a arrecadação de alimentos integra as principais frentes do programa, que também trazem o Cartão e as Cozinhas Ceará Sem Fome. “Temos, ao mesmo tempo, 1.080 cozinhas produzindo refeições para quem mais precisa nas comunidades e também 43 mil famílias, que equivalem a 200 mil pessoas, recebendo um complemento de R$ 300 com o Cartão Ceará Sem Fome”, destacou.

A fala foi complementada pela vice-governadora, que também é secretária das Mulheres, Jade Romero: “O objetivo é que a gente possa tirar os cearenses da linha da pobreza e garantir a segurança alimentar. E quando a gente fala de futebol, a gente está falando também de solidariedade, de conseguir mobilizar o amor das pessoas. Então, nada melhor do que juntar esse amor com a solidariedade para que a gente possa também fazer hoje a entrega simbólica dos alimentos que foram arrecadados durante o Campeonato Cearense Feminino”, disse.

O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, destacou que a decisão junto à Federação Cearense de Futebol de que a partida fosse com entrada mediante a doação de um quilo de alimento. “É uma características das nossas torcidas. São torcidas que lotam as arquibancadas, que fazem grandes festas, e que agora, mais uma vez, demonstra a sua solidariedade. Quero destacar a parceria com a Federação Cearense de Futebol, na presenca do Mauro Carmélio, que trouxe esse evento para cá e de pronto discutimos que seria entrada franca com a troca de alimentos. Então, hoje, podemos encerrar o ano com um gol de placa”, disse.

Pelos times que disputaram as finais, compareceram o CEO do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz; e o superintendente executivo, Lisarb Monteiro. Ambos também destacaram o envolvimento conjunto das pessoas em prol daqueles que mais precisam.

“Quando a gente alinha esporte com solidariedade é um golaço. Que seja uma prática e que o torcedor cearense se acostume a utilizar também o espaço esportivo para praticar a solidariedade, seja de que forma for. Pode ser na doação de alimentos, na doação de sangue, de brinquedos ou de outras situações que possam gerar benefício para a sociedade”, disse Marcelo Paz. Lisarb finalizou falando sobre esse tipo de ação em 2024. “Que em 2024, espero que a gente possa espalhar essa consciência de ajudar as pessoas e as comunidades de forma geral. Então quero agradecer pela presença de todos e pela oportunidade”, finalizou.

Fonte: Ascom Gab Primeira-dama