Por Leonardo Henrique
Os vereadores Lúcio Bruno (PDT) e Adail Júnior (PDT), que são aliados do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), chamaram a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), de “menina de recado” e “garganta de aluguel”, após ela criticar o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Numa entrevista recente, ao jornal O Povo, a vice-governadora acusou Roberto Cláudio de fazer críticas oportunistas à gestão de Elmano de Freitas (PT) no governo do Ceará. Jade ainda disse achar que o ex-prefeito sairá candidato, no lugar de Sarto, em 2024.
“O que me parece é que ele vai fazer com o Sarto o mesmo caminho que fez com a Izolda (Cela). Tem seguido o mesmo percurso, e dentro do mesmo partido, até”, pontuou a vice-governadora.
Os vereadores do PDT, contudo, criticaram as falas da vice-governadora. “Não se preste a esse papel, a senhora é muito grande para ser menina de recado de alguém”, disse Lúcio Bruno. O vereador negou que Roberto Cláudio tivesse tirado de Izolda Cela o direito de disputar a reeleição em 2022, ao que classificou como “narrativa”.
Enquanto isso, Adail Júnior lembrou a passagem de Jade como secretária de Participação Social na gestão de Roberto Cláudio, e cobrou dela maior interlocução da prefeitura da capital com o Governo do Ceará. “A gente queria ouvir a senhora falar era sobre ações boas para o povo de Fortaleza, não se deixe fazer de garganta de aluguel”, declarou o vereador.
Nas redes sociais, Jade classificou as críticas dos parlamentares como misóginas. “Discursos ameaçadores não irão silenciar minha voz. Sigo cada vez mais firme na luta. Preconceituosos não passarão”, escreveu.
Outros parlamentares também se solidarizaram com a vice-governadora do Ceará. Enquanto isso, o governador Elmano disse que as críticas são inaceitáveis. “Machismo, misoginia e desrespeito com a vice-governadora e com todas as mulheres cearenses, que lutam diariamente por mais representatividade na política e uma sociedade mais igualitária. A violência política de gênero é inadmissível e deve ser combatida por todos”, publicou.