Presidente Lula anuncia poupança para estudantes que concluírem o ensino médio

Por Leonardo Henrique

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse, na terça-feira (21), que o Governo Federal criará poupanças para estudantes do ensino médio, de modo que retirem os valores ao término dos estudos.

Segundo o presidente, a medida servirá para combater a evasão escolar. “Esse cara (estudante), no final do ano, no final dos estudos, vai retirar o dinheiro para fazer o que quiser”, disse Lula.

Para o presidente, a juventude precisa se desconcentrar do celular e buscar oportunidades de trabalho. A ideia é que a poupança tenha acréscimos de R$ 1 mil, a cada ano do ensino médio. A medida deverá ser lançada na próxima semana.

A poupança para estudantes do ensino médio foi um compromisso assumido por Lula no segundo turno da campanha de 2022, ao receber o apoio da então candidata à presidência e hoje ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Na época, ela condicionou o apoio ao presidente à incorporação da proposta de sua autoria. Prevê-se que a criação da poupança para jovens no ensino médio gere despesas de até R$ 4 bilhões no orçamento da União.