Lula sanciona lei para renegociação de dívidas do Fies com até 100% de desconto

Por Leonardo Henrique

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou, nesta quarta-feira (1º), o projeto de lei que institui regras para renegociar dívidas de estudantes do ensino superior, cujos cursos foram financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

De acordo com o Governo Federal, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas estão inadimplentes. Com a medida, os contratos assinados até 2017 e não pagos até junho deste ano poderão ser renegociados.

“Para nós, o que é importante não é a sua dívida, o que é importante é que você volte a estudar pagando o mínimo que for necessário. Volte a estudar, tire o seu diploma e nós ficamos muito agradecidos”, disse Lula, em vídeo publicado nas redes sociais.

O total das dívidas soma R$ 54 bilhões. No caso, as dívidas pendentes de estudantes há mais de 90 dias poderão ser perdoadas. Também podem sofrer descontos de 12%, parceladas em 150 prestações.

Quanto aos estudantes inscritos no CadÚnico, estes terão as dívidas descontadas em até 99%. Os demais, podem receber descontos de 77%.