Governo do Ceará assina termo de cooperação para construir sede do ITA no Ceará

Por Agência News Cariri

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Múcio, assinou, nesta terça-feira (28), o acordo de cooperação técnica que permite a construção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Ceará.

A instituição será sediada na atual Base Aérea de Fortaleza. O acordo foi assinado, ainda, com o comandante da aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O projeto de edificação do ITA foi aprovado no último mês de outubro. A sede será construída com recursos do Governo Federal, destinados ao estado do Ceará.

O governador Elmano comemorou a parceria estabelecida. “Estou muito feliz porque a escolha do nosso estado é estratégica para o nosso desenvolvimento. Os estudantes do nosso estado já representam 40% dos aprovados no vestibular do ITA. É um investimento muito importante para a educação e o desenvolvimento científico do Ceará”, disse.

O documento assinado nesta terça-feira demarca prazos para as entregas dos relatórios finais, solicitando as reformas das estruturas atuais e que comportarão, futuramente, as instalações do ITA. Esse trabalho será desenvolvido pelo Ministério da Defesa e pelo Comando da Aeronáutica, envolvendo as demais partes do acordo.

Para o ministro Camilo Santana, a ação concretiza objetivos do próprio Governo Federal de descentralizar a formação educacional no país. “Esse é um projeto que tem o olhar do presidente Lula, que está empolgado com esta implantação do ITA no Ceará, que vai mudar o fluxo dos nossos estudantes, que agora poderão também sair do Sul e Sudeste pro Nordeste”, destacou.

Por sua vez, José Múcio apontou as futuras obras do ITA cearense como uma reparação histórica ao Nordeste. Ele lembrou que os moradores da região precisavam ir ao Sul e ao Sudeste, em busca de oportunidades. Agora, para o ministro da Defesa, a chegada do instituto trará maior desenvolvimento à localidade. ” O Ceará deu ao Brasil o atestado de competência e nada questiona a ida do ITA para o Ceará”, pontuou.

,