O peso tem muita relevância para muitas pessoas, porém, a partir desta postagem, você vai olhar os números na balança com outros olhos.
Durante muitos anos, os pacientes com sobrepeso, obesidade, diabetes ou doenças cardiovasculares ouviram dos profissionais de saúde o seguinte: “perca peso”! Isso reforçou ainda mais a fixação com a próprio peso.
Perder peso, ainda é uma variável importante, porém, não tão relevante como antes. Mudar a composição corporal é muito mais eficaz. Os novos estudos apontam que ganhar músculos e reduzir o percentual de gordura corporal traz muitos benefícios a saúde.
Entre eles estão a melhora do metabolismo, melhor controle glicêmico, melhora no controle do colesterol e triglicérides e melhora na densidade óssea.
Associar o treino resistido com pesos (Musculação/crossfit/pilates) a uma dieta individualizada é o caminho para ganhar massa magra. Ao invés de se pesar com frequência, é mais importante avaliar periodicamente a sua composição corporal, através da bioimpedância e do adipômetro.
Os músculos são uma poupança de saúde e farão você ter mais autonomia, saúde e vitalidade durante toda a vida.
– Por Tibério Oliveira, nutricionista