Por Leonardo Henrique
Uma confusão, ocorrida no domingo (26), numa festa de Umbanda, no terreiro Ilê Asé Omo Oba Izo, em Juazeiro do Norte, envolveu o assessor parlamentar da vereadora cratense Mariângela Bandeira (PDT), Gabriel França Silva, sua mãe e outras duas mulheres, que acusam entre si de agressões físicas e verbais.
Tudo ocorreu enquanto Sabrina Feitosa Maciel e Darlany Oliveira Teixeira estavam em transe espiritual, durante a festa. Ao site News Cariri, elas afirmam que Gabriel teria agido de maneira violenta contra elas para, conforme dita a tradição religiosa, mandar a entidade ir embora.
Sabrina procurou o assessor para obter justificativas sobre as atitudes, mas, de acordo com ela, Gabriel a xingou e lhe deu um tapa no rosto, sendo, em seguida, contido por outras pessoas que participavam da cerimônia.
Em seguida, Gabriel também teria se desentendido com Darlany, a acusando de ser culpada por uma outra pessoa ter passado mal na festa religiosa. O assessor e a mãe dele teriam dado socos e puxões de cabelo na moça. Ambas ainda afirmam terem sido ameaçadas pelo funcionário da Câmara de Crato.
Procurado pelo site News Cariri, Gabriel negou as agressões. Segundo ele, as mulheres estavam sob efeito de álcool, no momento do transe, e o xingaram. Como membro mais velho entre os irmãos de santo e obedecendo a hierarquia, ele apenas realizou o passe para que as mulheres retomassem a consciência.
Ainda de acordo com o assessor parlamentar, Sabrina e Darlany agrediram fisicamente a mãe dele, que está recém-operada e ficou com hematomas. Gabriel disse que tentou apartar a briga, segurando apenas a sua genitora.
Ele ainda afirmou que as acusações tecidas são difamatórias e não condizem com a sua conduta e a sua atuação em diversos movimentos sociais, na própria assessoria parlamentar de Mariângela Bandeira e lamentou o que disse ser um “abalo” a sua imagem.
As partes envolvidas no caso registraram queixa na Delegacia de Polícia Civil do Crato e realizaram exames de corpo de delito na Perícia Forense de Juazeiro do Norte.