Por Agência News Cariri
Um bebê prematuro de seis meses morreu após nascer dentro de uma ambulância por falta de infraestrutura hospitalar em Araripe. A gestante, identificada como Janaíne Pereira de Araújo, procurou o único hospital municipal no dia 13 de novembro após sentir fortes contrações e sangramento.
O médico plantonista informou que o bebê poderia nascer a qualquer momento, mas que devido à falta de aparatos para o parto na unidade, a mulher teria que ser transferida para uma emergência obstétrica em outra cidade do Cariri.
O centro cirúrgico do município está fechado há mais de três anos. Desde o início da atual gestão, o serviço não funciona. Não bastasse a ausência da assistência hospitalar, a gestante ainda enfrentou a demora para a chegada da ambulância que iria lhe transferir para o Crato.
Em contato com o News Cariri, ela relatou ter aguardado cerca de 40 minutos, enquanto sentia muitas dores. A espera pode ter sido decisiva para a morte do bebê. A criança nasceu dentro da ambulância, no trajeto rumo ao Crato, já sem sinais vitais.
O News Cariri apurou que a saúde maternoinfantil de Araripe vive situação de abandono pela gestão atual. Segundo fontes, o hospital local não realiza nenhum tipo de procedimento cirúrgicos para as gestantes.