Argentinos voltam às urnas para segundo turno da eleição presidencial neste domingo

Por Agência News Cariri

Os eleitores da Argentina já começaram a votação para definir o novo presidente do país, neste domingo (19). Os candidatos Sergio Massa e Javier Milei disputam um segundo turno acirrado. A votação iniciou às 8h, segue até às 18h e o resultado deve sair às 21h.

Atual ministro da Economia, Massa foi o mais votado no primeiro turno, em 21 de outubro, com 36,69%, e é representante da corrente de esquerda peronista; Milei, por sua vez, foi o segundo colocado na primeira volta, com 29,98%, e tem um perfil de extrema-direita, se declarando como “libertário”.

Na Argentina, o segundo turno é realizado se nenhum dos candidatos atingirem o mínimo de 45% dos votos, ou de 40% com 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

De acordo com as últimas pesquisas, há incertezas sobre quem será o novo presidente, pois os candidatos estão empatados tecnicamente. Massa tem dialogado com diversos setores da política e da economia, enquanto Milei conta com o apoio de Patricia Bullrich, que foi a terceira colocada no primeiro turno, com 23,84%.