Por Agência News Cariri
O eclipse solar anular será visível em todo o país neste sábado (14). Porém, o Nordeste brasileiro será contemplado com a melhor visibilidade do fenômeno, que se caracteriza pela interposição da Lua entre o Sol e a Terra, formando um “anel de fogo”.
O ponto de anularidade será visível em Juazeiro do Norte por volta das 16h43 minutos e deve durar, aproximadamente, 4 minutos. Alguns pontos na cidade contarão com observatórios especiais do eclipse solar, com destaque para a Praça do Giradouro. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) fará a captação das imagens com telescópio e filtro solar próprio, diretamente de Juazeiro. As imagens aqui reproduzidas serão transmitidas pela Nasa.
Também na Universidade Federal do Cariri (UFCA), será possível acompanhar o fenômeno, assim como do Mirante do Caldas, outro ponto de visibilidade bastante favorável.
Por volta das 15h30, a Lua fará o primeiro contato com a borda do Sol, movimento que se completará com a formação do “anel de fogo”, às 16h43, até o instante em que a anularidade se desfará, previsto para às 16h47. O fim do eclipse se dará às 17h53.