Romaria da beata Benigna Cardoso é celebrada nesta terça-feira em Santana do Cariri

Por Leonardo Henrique

A cidade de Santana do Cariri receberá, nesta terça-feira (24), milhares de devotos para a conclusão da romaria em honra à serva de Deus Benigna Cardoso, no dia em que são lembrados os 82 anos de seu martírio. Esta é a primeira peregrinação realizada, desde que, no ano passado, o Vaticano beatificou a “heroína da castidade”.

Desde o último dia 15 de outubro, a programação religiosa está sendo realizada no município santanense. Nesta tarde, a partir das 15h, terão início os ritos preparatórios para a procissão, que sairá da capela memorial da serva de Deus, no distrito de Inhumas, até o largo da Paróquia Senhora Sant’ana, onde, às 17h, será celebrada a missa solene, com o bispo de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes.

Realizada desde 2005, a romaria louva as virtudes de Benigna, primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil. Em 1941, ela foi morta a facadas por um rapaz, chamado Raul Alves, após resistir a uma tentativa de abuso sexual por parte dele.

Por ter morrido ao invés de ceder aos assédios, em nome de seus valores cristãos, Benigna é vista como sinônimo de santidade pelos devotos. Além disso, muitos analisam o histórico da jovem como símbolo de luta contra a violência à mulher.