Prefeitos e deputados federais vão debater financiamento universitário em evento da UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai receber representantes do governo federal, da bancada cearense no Congresso Nacional e, ainda, de prefeituras do Cariri cearense durante a décima nona edição do Encontro de Extensão (Enex/UFCA): o maior encontro de extensão universitária da região. Em pauta, o financiamento universitário e o fortelecimento das atividades de extensão nas instituições de ensino superior públicas. 

O evento ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023, de forma híbrida, com programação presencial no campus Juazeiro do Norte da UFCA. A programação virtual será transmitida por meio do canal Extensão UFCA no YouTube.  

Os políticos estarão presentes na solenidade de abertura do evento (programada para o dia 25, a partir das 14h) e também na mesa-redonda “Despertando horizontes para uma nova forma de Ser Ensino Superior: conquistas e desafios”, que ocorre na sequência.

A ideia da mesa é debater a viabilidade prática da chamada “curricularização da Extensão”, que é uma determinação do Conselho Nacional de Educação (CNE) segundo a qual atividades extensionistas precisam representar pelo menos 10% da carga horária total de cada curso. Isso vale para qualquer curso de graduação do país, até mesmo os na modalidade Educação a Distância (EaD).

Mediada pelo reitor da UFCA, Silvério Freitas, a mesa-redonda vai trazer falas da pró-reitora de Extensão da UFCA, Fabiana Lazzarin, e de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A programação completa, incluindo o tema e os horários das mesas redondas e das demais atividades, pode ser consultada no site do evento. O Encontro de Extensão, promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), apresentará, este ano, durante a programação, duas exposições: a ExpoCursos e a Saberes & Sabores UFCA. Nos dois eventos, ambos programados para o dia 26 de outubro, no pátio do campus Juazeiro do Norte, são esperados cerca de 1000 estudantes de escolas do Cariri.