Por Agência News Cariri
O Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, expõe, neste fim de semana, uma vernissage com obras de artistas caririenses, que destacam a arte popular fabricada na região.
Participam da exposição, na capital francesa, cinco artesãos escolhidos pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), que trabalham, especificamente, com a arte em madeira.
As peças montadas traduzem a religiosidade, as lendas populares e a paisagem urbana do Cariri. Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza foram escolhidos para expor as obras.
Segundo a secretária de Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, que acompanha o grupo na viagem, algumas dessas artes também contam histórias das famílias dos artesãos, que são contadas entre as gerações.
“Nosso desejo é mostrar a madeira e, em breve, podermos mostrar a renda, o crochê e as tantas outras tipologias de artesanato que temos no Ceará”, pontuou a secretária, que também receberá a Grande Medalha de Ouro da República Francesa.