Por Agência News Cariri
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou, nas redes sociais, um vídeo antigo do Cinturão das Águas, como se tivesse sido registrado em setembro deste ano. Na filmagem, são exibidas imagens ainda da época do projeto de Transposição do Rio São Francisco sem água, fazendo uma comparação de trechos diferentes do canal.
Em resposta, o Governo do Ceará classificou como “mentirosos” os registros publicados por Bolsonaro. “Trata-se de uma Fake News e os primeiros kms do CAC, referente aos lotes 1, 2 e 5, estão concluídos e com água. No total, as obras estão com 75% de execução, faltando apenas a conclusão dos lotes 3 e 4, que quando prontos irão representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri”, diz a nota de esclarecimento.
O governo também afirma que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do governo Lula colocou de volta em funcionamento, em julho, as bombas de liberação das águas para os estados do Nordeste. Os serviços estavam paralisados desde setembro de 2022, ou seja, ainda na gestão de Jair Bolsonaro.