Festival Sérvulo Esmeraldo começa nesta segunda (30) no Crato

Foto: Divulgação

Publicidade

A quarta edição do Festival Sérvulo Esmeraldo tem início nesta segunda-feira, 30 de outubro, e segue até o dia 05 de novembro, no Crato, terra natal do artista. A ampla programação, completamente gratuita, inclui oficinas, exposições e bate-papos online. 

A abertura oficial será realizada nesta terça-feira (31), às 19h, com a exposição Cortejo, da artista convidada Lucia Koch, no Centro Cultural do Araripe (antiga Estação do Trem), no Largo da RFFSA – Centro, e contará também com show da cantora Carla Ribeiro.

A exposição Cortejo é uma grande instalação cujo núcleo central concentra-se no interior do Centro Cultural do Araripe, de onde se expande para as ruas: primeiramente para a Praça Cristo Rei, em frente à Estação, e depois pelas ruas adjacentes, proporcionando uma verdadeira imersão na exposição.

Além da criação, pesquisa e fruição estética, o Festival promove ações formativas com grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Este ano, os artistas residentes convidados para compartilhar seus conhecimentos nas oficinas são Lucia Koch (RS/SP); Elza Lima (PA), Carlos Mélo (PE) e Felippe Moraes (RJ).

Orientado pelo pensamento de seu artista inspirador, que via a arte como potência de transformação e impacto social, o Festival Sérvulo Esmeraldo 94 propõe o tema Memórias Afetivas, trazendo ações estratégicas para a dinamização e o fortalecimento da cena contemporânea no Crato e região.

As Residências Artísticas norteiam a programação que envolve exposições, oficinas, palestras e vivências ambientais de forma presencial, além de bate-papos virtuais. “É a memória viva de Sérvulo Esmeraldo aplicada à pedagogia da arte que provoca, questiona e aglutina”, destaca a curadora do FSE e gestora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães.

As oficinas serão realizadas presencialmente, de 30 de outubro a 05 de novembro, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato, totalizando 20 horas/aula. Os participantes selecionados que obtiverem frequência de 80% receberão certificado da URCA.

Os bate-papos na web, intitulados A Chapada como Imaginário, reúnem Luiz Carlos Salatiel em conversa com Tiago Araripe sobre a música; Ronaldo Correa de Brito com Xico Sá sobre a literatura; Daniel Peixoto com João do Crato sobre o movimento cultural, e Andréa Sobreira com Renata Felinto sobre as artes visuais no terreno fértil do Cariri cearense.

O Festival Sérvulo Esmeraldo 94 é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (XIV Edital Mecenas do Ceará). Com agradecimento da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), o evento conta com as parcerias da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da PROEX e do Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau; da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; do Instituto Cultural do Cariri (ICC); e do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc.

Publicidade

Leia também