Por Leonardo Henrique
A aglomeração nas ruas do centro de Juazeiro do Norte, no início da noite desta sexta-feira (15), uniu visitantes e moradores da cidade, nas despedidas de mais uma festa e romaria de Nossa Senhora das Dores.
O cortejo com o andor da padroeira saiu por volta das 18h, da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, passando pelas ruas Padre Cícero, Alencar Peixoto e São Pedro. No percurso, diversas pessoas dividiam espaço nas calçadas, para acompanhar a procissão. Muitas delas, nas portas de casa, organizaram minialtares e acenderam velas, homenageando a padroeira do município.
Em seguida, por volta das 19h30, a procissão retornou ao largo da Basílica, onde ocorreu a bênção do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes. Após o ritual, os fiéis observaram o show pirotécnico, que durou aproximadamente 10 minutos, com os fogos de artifício iluminando os céus juazeirenses, celebrando a conclusão da festa e romaria.
Para os peregrinos, o testemunho de fé e devoção se renova a cada vinda à cidade, que, neste ano, segundo a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, reuniu 250 mil peregrinos. A romaria de Nossa Senhora das Dores é a segunda dentro do ciclo anual, sendo que, ainda este ano, haverá a romaria de Finados, no mês de novembro, prometendo reunir ainda mais pessoas na cidade.