Presidente Lula realiza cirurgia no quadril nesta sexta-feira

Por Leonardo Henrique 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou na manhã desta sexta-feira (29) ao hospital Sírio Libanês, em Brasília (DF), para se internar e realizar uma cirurgia no quadril.

O procedimento pelo qual Lula passará se chama artroplastia total do quadril. Desde agosto do ano passado, o presidente se queixa de dores na região, causadas por uma artrose na cabeça do fêmur direito. 

Após a cirurgia, Lula ainda permanecerá internado por cinco dias no Sírio Libanês. Em seguida, irá para a residência oficial da presidência da República, o Palácio da Alvorada, de onde deve trabalhar pelos próximos dias.

No período de recuperação, o presidente utilizará muletas e andadores. Também suspenderá viagens por, pelo menos, dois meses. Não há previsão de que o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), assuma o lugar de Lula, no período convalescente.

A cirurgia de artroplastia consiste na retirada da articulação desgastada do fêmur e da bacia por uma prótese. Embora seja uma cirurgia delicada, especialistas afirmam que o procedimento oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, reduzindo dores e melhorando a mobilidade.

Lula afirmou, durante o programa “Conversa com o Presidente”, que as dores no quadril se intensificaram durante a campanha eleitoral de 2022, mas ele procurou esconder, para não prejudicar sua imagem no pleito.

“Durante o processo da campanha, naquela cena que vocês me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava, porque era preciso animar as pessoas. Se o candidato está lá, de cabeça baixa, ele não passa otimismo para a sociedade”, afirmou.

O presidente ainda disse que, depois de eleito, cogitou fazer imediatamente a cirurgia. “Mas aí pensei: ‘Bom, se eu operar agora, vão dizer que Lula está velho, ganhou a eleição e já está internado’”, declarou.