PF cumpre mandados de busca e apreensão no Ceará contra suspeitos de financiar atos golpistas de 8 de Janeiro

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredam Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. (Foto: Ton Molina)

Publicidade

Por Leonardo Henrique 

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (5), mais uma fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo mandados de busca e apreensão em 53 endereços, contra pessoas suspeitas de financiar e estimular os atos golpistas de 8 de janeiro. Entre eles, dois são do estado do Ceará.

Os possíveis envolvidos estão na Região Metropolitana de Fortaleza e, de acordo com a Polícia Federal, foram apreendidos armas e passaportes.

Os crimes apurados pela Polícia Federal são de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem especialmente protegido.

Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ao todo, sete estados do país, como Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, possuem alvos dessa operação.

Moraes determinou, ainda, que os bens dos investigados sejam bloqueados. Os prejuízos gerados ao patrimônio público são estimados em R$ 40 milhões.

Publicidade

Leia também