Por Leonardo Henrique
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou, nesta terça-feira (19), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não sofrerá alterações em seu formato, no próximo ano.
A fala foi feita durante participação de Camilo no Congresso Internacional de Jornalismo de Educação (Jeduca), em São Paulo.
“Não vamos mudar o Enem nos próximos anos, nem agora, nem em 2024”, disse o ministro.
Segundo Camilo Santana, haverá o debate em relação ao formato da prova dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), cujo projeto ainda não foi enviado ao Congresso Nacional. A lei do PNE é rediscutida a cada dez anos.
Educadores e estudantes de todo o país estavam sob a perspectiva de que o Enem passasse por mudanças em 2024. As alterações estavam condicionadas ao Novo Ensino Médio (NEM), que, além da grade curricular, trouxe trocas, como a disponibilidade de disciplinas eletivas.
Porém, entidades educacionais teceram críticas ao NEM nas escolas, especialmente as da rede pública. Com isso, o MEC resolveu suspender a medida e abrir novas discussões com a sociedade.
O ministro Camilo ainda falou que o NEM não será implementado no próximo ano, mas que o governo federal deve encaminhar a nova proposta de modelo educacional.
Este projeto considerará as bases de formação nas áreas de conhecimento, a retomada da carga horária de 2.400 horas para a Base Nacional Comum Curricular, além da oferta de 2.100 horas para o ensino técnico em tempo integral.