Por Leonardo Henrique
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, nesta sexta-feira (15), na cidade de Havana, capital de Cuba, onde participará, neste sábado (16), da reunião com líderes do G77, grupo fundado em 1964 para a defesa dos interesses de países em desenvolvimento.
Na capital cubana, Lula, ao lado dos demais chefes de Estado e representantes das 133 nações do grupo, vai debater soluções para o crescimento econômico e medidas para reverter as mudanças climáticas. Antes disso, o presidente brasileiro terá uma reunião reservada com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Lula também deve se reunir com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, Qu Dongyu, com quem conversará sobre políticas de erradicação da fome e da miséria.
A agenda do presidente da República no exterior também deve contar com a passagem em Nova York, nos Estados Unidos. Lula discursará, na terça-feira (19), na abertura da Assembleia-Geral da ONU. Esta será a primeira vez, desde agosto de 2009, que o presidente voltará a um evento da organização.
Lula pretende, na assembleia da ONU, defender o financiamento de países ricos para preservação de florestas, a reforma do Conselho de Segurança da cúpula e a redução das desigualdades.