Desfile do 7 de setembro em Juazeiro do Norte destaca combate ao racismo e valorização da cultura negra

O município de Juazeiro do Norte presenciou, na manhã desta quinta-feira, 7 de setembro, a realização do tradicional desfie cívico em homenagem aos 201 anos de independência do Brasil. Este ano, a solenidade trouxe, como temática, a comemoração dos 20 anos da lei nº 10.639, que institui o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas.

A cerimônia começou por volta das 7h30, na praça Dirceu Figueiredo, onde está situado o prédio da prefeitura municipal. Presente na cerimônia, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), hasteou as bandeiras do Brasil, do Ceará e da cidade, ao som da banda Padre Cícero, que executou os hinos das três esferas administrativas.

19 escolas, tanto da rede municipal como estadual, percorreram aproximadamente 1km da rua São Pedro, desde a concentração, no mercado Senhora Santana, até o palanque, montado na praça da prefeitura. Quem desfilou primeiro foi o pelotão militar, contando com o Tiro de Guerra 10005, a Polícia Penal do Ceará, a Guarda Civil Metropolitana e o Corpo de Bombeiros.