Brasil marca no apagar das luzes e vence Peru fora de casa

Por João Marcelo Silva

Na noite desta terça-feira (12), a seleção brasileira entrou em campo contra o Peru pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa. No Estádio Nacional de Lima, o time de Fernando Diniz foi superior em grande parte dos 90 minutos, com mais posse de bola e finalizações, mas teve dois gols anulados por impedimento. A cabeçada de Marquinhos nos minutos finais garantiu os três pontos para a Canarinho, que segue na liderança das eliminatórias sul-americanas.

Na primeira etapa, a seleção peruana pressionou bastante a saída de bola do Brasil, sem dar espaços para troca de passes efetivos. Raphinha até conseguiu abrir o placar na marca dos 15 minutos, mas a arbitragem assinalou posição irregular de Neymar no início da jogada. Aos 28, foi a vez de Richarlison mandar para as redes após o cruzamento de Bruno Guimarães, depois longa paralisação para análise do VAR, o Brasil teve novamente o gol anulado por impedimento.  

A melhor chance de gol legal para o Brasil na primeira etapa foi aos 44, quando Neymar recebeu belo passe de Rodrygo no meio da área e bateu forte, o goleiro peruano Gallese fez grande defesa para evitar o que seria o gol de número 80 do artilheiro pela seleção.

No segundo tempo, o cenário visto nos 45 minutos iniciais se repetiu, o Brasil tentava infiltrar a defesa adversária enquanto os peruanos se seguravam,  Raphinha quase abriu o placar na marca dos 26 com um chutaço de fora da área, obrigando Gallese voar para evitar o gol do camisa 7. O Brasil seguiu pressionando, mas com dificuldades para levar perigo.

Quase nos acréscimos, Neymar cobrou escanteio na primeira trave e Marquinhos teve sucesso no cabeceio, abrindo o placar de forma definitiva para a seleção brasileira. Com o resultado, o Brasil vai a seis pontos com duas vitórias em dois jogos nas eliminatórias, mesma situação da Argentina, que segue em segundo na classificação por ter menor saldo de gols.

Os próximos compromissos da seleção brasileira estão marcados para outubro. No dia 12, o Brasil enfrenta a Venezuela na Arena Pantanal, já no dia 17, viaja até Montevidéu para encarar o Uruguai no Estádio Centenário.