Seleção brasileira é eliminada da Copa do Mundo Feminina

Por João Marcelo Silva/Agência News Cariri

Pela última rodada da fase de grupos, a seleção brasileira enfrentou a Jamaica na Copa do Mundo com a necessidade de vencer para avançar às oitavas de final. A equipe da técnica Pia Sundhage até foi superior durante os 90 minutos, mas não conseguiu perfurar a defesa jamaicana. O placar final de 0 a 0 decretou a eliminação do Brasil na pior campanha canarinha em toda a história do torneio.

O Brasil jogou melhor, teve mais posse de bola e finalizou seis vezes mais que as rivais jamaicanas. No entanto, a má qualidade das finalizações e a falta de calma na criação das jogadas custou a classificação para o Brasil. A seleção até trocava bons passes nos dois terços iniciais do campo, porém ao se aproximar da área adversária, a forte marcação jamaicana impediu a progressão das jogadas brasileiras na maiorias das vezes.

Com o passar dos minutos, a Jamaica cresceu na partida e dificultou ainda mais a criação brasileira, que passou a apelar para cruzamentos sem eficiência. Nem a presença de Marta em campo até os 35 do segundo tempo foi suficiente para tirar o zero do placar. 

Com o empate, o Brasil termina sua participação na Copa do Mundo na terceira posição do grupo F com quatro pontos, tendo vencido o Panamá, perdido para a França e empatado com a Jamaica. O Brasil só havia sido eliminado na fase de grupos anteriormente nas duas edições iniciais, em 1991 e 1995.