De Várzea Alegre, vencedor da OBMEP surpreende Lula em evento no Rio de Janeiro com história de superação

Publicidade

Por Agência News Cariri 

Natural de Varzéa Alegre, Ricardo Pereira, sete vezes medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), se destacou em um evento no Rio de Janeiro. Ele recebeu elogios do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no lançamento da Faculdade de Matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, (IMPA), na última quinta-feira (10).

Aos 33 anos, Ricardo é cadeirante, portador de amiotrofia espinhal e conquistou cinco medalhas de ouro e duas de prata na OBMEP. Atualmente, formado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial, ele venceu a olimpíada pela primeira vez em 2006, se destacando nacionalmente. O reencontro com Lula aconteceu como uma surpresa para o presidente.

“No caso, meu papel era fazer uma surpresa ao presidente Lula. Ele não tinha ideia de que eu estava lá. Por esse motivo, pediram-me sigilo até o momento do evento. Portanto, não pude divulgar muitos detalhes do que iria acontecer”, afirmou.

Ricardo era aluno da rede pública municipal de Várzea Alegre quando alcançou a primeira medalha da OBMEP. Criado no Sítio Vacaria, na zona rural da cidade, ele era educado pela família, pois não frequentava a escola por conta da deficiência. Após conseguir a vaga na escola Joaquim Alves de Oliveira, Ricardo chegou a ir às aulas no carrinho de mão que pertencia ao pai. Superando todas as adversidades, o rapaz manteve aceso o desejo de estudar e se tornou um referencial de superação.

Publicidade

Leia também