Por Leonardo Henrique/Agência News Cariri
O líder do governo federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que iria ligar para o deputado federal juazeirense Yury do Paredão, que está saindo do PL, e sugerir que o parlamentar se filie a algum partido da base aliada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Guimarães fez a declaração em entrevista ao jornal Diário do Nordeste nesta quinta-feira (20), horas após Yury anunciar que será expulso do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Um governo de frente ampla, como o nosso, tem que dar espaço para todo mundo”, disse o deputado petista.
Além de Yury do Paredão, Guimarães alegou que conversa com outros dois deputados federais do Ceará filiados ao PL, Matheus Noronha e Júnior Mano. O trio já votou a favor de projetos importantes para o governo federal, causando incômodo entre o grupo mais radical ligado a Bolsonaro.
José Guimarães enfatizou que sua tarefa, enquanto líder do presidente Lula na Câmara, é conversar com todos os partidos e que pretende ajudar os parlamentares. “Eles (Yury, Matheus e Júnior) estão dispostos a ajudar o governador Elmano, a ajudar o governo Lula, então, nós estamos trabalhando”.
Yury do Paredão foi comunicado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que seria expulso da sigla. O procedimento para retirar o deputado federal dos quadros do partido foi aberto, assim que a cúpula partidária tomou conhecimento de uma foto, publicada por Yury, em que ele aparece fazendo o gesto da letra L com as mãos, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Salgueiro (PE). O registro foi feito no dia 13 de julho, no lançamento do sistema de bombas da Transposição do Rio São Francisco.