Por Agência News Cariri
A qualidade do serviço de Saúde Pública de Araripe anda de mal a pior. É o que aponta o Ranking Previne Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o indicador, o município caiu 34 posições no painel estadual entre 2022 e 2023.
No último quadrimestre do ano passado, Araripe ocupada a 30° posição entre os 184 municípios cearenses. Já nos primeiros quatro meses deste ano, foi para a 64º colocação. O município apresente tendência de piora no índice desde 2021.
Os números refletem o que a população vivencia na prática. Não é raro falta de medicamentos e de atendimento médico nos postos de saúde do município. Outro problema relatado pelos moradores é a dificuldade para a marcação de exames e consultas com especialistas.
O desempenho apontado no quadro estatístico do Ministério da Saúde é a prova de que as constantes reclamações da população têm fundamento, algo que expõe ainda mais a fragilidade administrativa do governo municipal, que não consegue atender as demandas mais básicas da comunidade local.