Uma mulher deixou de receber soro fisiológico no Hospital Municipal de Altaneira devido à falta de “equipo”, objeto utilizado para administrar medicações endovenosas. O item é considerado indispensável em qualquer unidade de saúde. O fato provocou revolta nas redes sociais. Um parente da paciente disparou críticas contra a gestão.
“Uma vergonha isso, saber que se precisar de algo simples na saúde, não tem”, reclamou Messias Max em publicação no Instagram. Após a repercussão negativa, a Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento em que admite o erro e se retrata publicamente.
“A gestão municipal pede desculpas aos munícipes e visitantes e reafirma que está trabalhando constantemente para prestar uma saúde de qualidade para a população”, diz a nota. “Ressaltamos que a Secretaria de Saúde está apurando os fatos e condutas de alguns profissionais que estão tomando certas atitudes sem autorização da administração pública”, complementa.
Ao mesmo tempo em que se desculpa, a gestão se exime da culpa: “Não se trata de falta de planejamento ou gestão por parte do Município, mas que as compras de insumos do Hospital e das demais unidades de saúde são realizadas através de processo licitatório”, justifica.
O ocorrido aumentou ainda mais o desgaste da gestão do prefeito Dariomar Rodrigues (PT), que vive uma crise crescente de popularidade. Com os serviços da máquina pública caminhando a passos de tartaruga, os moradores acumulam insatisfação com o governo municipal.