É normal a mulher chegar ao consultório com receio de que o “mioma uterino” descrito no laudo de uma ultrassonografia possa desenvolver para algo mais grave.
Por isso, trouxe algumas informações que a ajudarão a não ter medo de miomas e a fazer o tratamento com maior tranquilidade.
👉🏼 Miomas uterinos são tumores não cancerosos do útero, que muitas vezes aparecem durante a idade fértil. Os miomas uterinos NÃO estão associados a um risco aumentado de câncer de útero e quase nunca se transformam em câncer.
👉🏼 Esse tumor benigno atinge cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.
👉🏼 É muito grande o número de mulheres que apresentam miomas. Muitas só ficam sabendo disso ocasionalmente, quando o médico levanta seu histórico, faz o exame ginecológico ou pede um ultrassom.
👉🏼Podem aparecer em vários locais do útero e variar de tamanho, provocar ou não sintomas, e exigir acompanhamento clínico ou intervenção cirúrgica.
👉🏼Não se conhece exatamente a causa dos miomas. Sabe-se, porém, que ele é um tumor hormônio-dependente, que sua incidência diminui depois da menopausa e que responde bem ao tratamento.
👉🏼Não há uma abordagem única para o tratamento do mioma uterino. Se você tiver sintomas, converse com o médico sobre as opções mais adequadas ao seu caso.
👉🏼Muitas mulheres com miomas uterinos não experimentam sintomas, ou então apenas sinais leves e pouco irritantes. Se esse for o seu caso, fazer o acompanhamento médico, sem necessariamente usar algum medicamento ou fazer uma cirurgia, pode ser a melhor opção.
♦️Para um diagnóstico mais preciso, procure um ginecologista.
Dra Natália Bastos
Ginecologista e Mastologista