Operação da PF contra estelionato cumpre mandado despachado pela Justiça em Juazeiro do Norte

A Polícia Federal deflagrou, nessa quarta-feira (15), nas proximidades de Fortaleza, a operação policial  com o objetivo de cessar atividades de organização criminosa dedicada ao cometimento de crimes de estelionato , na modalidade “ golpe da falsa fiança “ .

 

Foram cumpridos um mandado de prisão e  cinco mandados de busca e apreensão deferidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte/CE , em desfavor de um homem, 38 anos, natural de Maranguape/CE. Contra o cearense ainda havia um mandado de prisão expedido pela Justiça do Distrito Federal, cumprido também durante a operação.

 

O principal suspeito preso na operação, se identificava às vezes como juiz, promotor, delegado ou corregedor, por telefone e com uso de técnicas de engenharia social, obtinha informações sensíveis sobre prisões, apreensões e nomes de pessoas vulneráveis, para aplicar golpes em dezenas de vítimas em todo o território nacional. 

 

O preso pode responder pelos crimes de estelionato, na modalidade fraude eletrônica , estelionato contra idoso e vulnerável , utilização indevida de símbolos da administração pública , todos do Código Penal, além de formação de organização criminosa .

 

Após os procedimentos legais, o preso será conduzido ao sistema penitenciário estadual onde permanecerá à disposição da Justiça Federal do Estado do Ceará.

 

As apurações continuam com a análise dos materiais apreendidos, entre os quais há diversos cartões de crédito em nome de terceiros, e o prosseguimento na identificação do envolvimento de outras pessoas que apoiavam o preso no cometimento dos golpes. 

 

A operação foi coordenada pelo  Setor de Inteligência Policial da Polícia Federal do Ceara, com apoio determinante do Setor de Inteligência da PF do Distrito Federal e da Delegacia de Combate aos crimes contra o patrimônio da PF no Ceará. Seu êxito decorreu da atuação harmoniosa e do trabalho consistente e próximo com o Ministério Público Federal do Ceará. 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

Contato: (85) 33924867/9.9972-0194

@policiafederalce