Pensando na segurança do povo cearense, o governador Elmano de Freitas inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em Nova Russas. Com a inauguração da unidade, o Governo do Ceará chega a 70 bases espalhadas pelo Estado.
O chefe do Executivo foi acompanhado pela prefeita de Nova Russas, Giordana Mano; pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; pela senadora Augusta Brito; e demais autoridades da área da segurança.
A expansão do CPRaio pelo Interior cearense, que hoje já conta com 54 bases, teve início em 2015. Para além das bases interioranas, existem duas na Capital e 14 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A nova base do Raio em Nova Russas faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, ficarão instalados 23 PMs. Eles terão 10 motocicletas e 1 viatura de 4 rodas.
O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Samuel Elânio, destacou a importância da expansão, mas sobretudo, o trabalho de integração realizado pelas polícias militar e civil no Ceará. “Essa nova base vai ser um grande aporte para a segurança de Nova Russas. E a cada ação de investimento na segurança, a SSPDS, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil vão continuar trabalhando de forma integrada para garantir a segurança pública da região”, ressaltou o secretário.
Proximidade da comunidade
A terceira fase de expansão do CPRaio contemplou todas as cidade com mais de 30 mil habitantes.
Outra estratégia de segurança do Governo do Ceará é a expansão das centrais de videomonitoramento. Atualmente, são 68 em todo o Estado, com 4.001 câmeras no total. Em Nova Russas, a central de videomonitoramento possui 15 câmeras espalhadas por todo o município de Nova Russas.
Quarta etapa de expansão
Em março de 2022, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Desta vez, são contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes: Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz. Tamboril e Jardim são os municípios que tiveram bases inauguradas.