Escolas estaduais realizam avaliação diagnóstica por meio de recursos digitais

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre os dias 6 de fevereiro e 17 de março próximo, a Avaliação Diagnóstica nas escolas da rede pública estadual. A ação tem o objetivo de mensurar os conhecimentos e habilidades dos estudantes e assim possibilitar a melhoria da qualidade do ensino por meio de estratégias direcionadas. O diferencial, nesta edição, é a utilização de dispositivos digitais, como tablets e computadores, para a resolução das provas.

Os equipamentos compõem o parque tecnológico das escolas estaduais cearenses, que foi amplamente renovado pela Secretaria em 2022. Em algumas unidades de ensino, foram também usados os tablets entregues pelo Governo do Ceará aos estudantes do Ensino Médio a partir do ano de 2021.

Os próprios jovens também relatam benefícios com esta maneira de fazer prova, como relata Stela Raíssa Marques, que faz a 1ª série do curso técnico em Redes de Computadores na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Gerardo Cristino de Menezes, em Coreaú.

O professor Nilson Gomes, coordenador da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor José Teles de Carvalho, em Brejo Santo, ressalta que os recursos digitais contribuem de forma decisiva para a execução de atividades pedagógicas, com destaque para a inclusão digital com equidade. Nilson esteve à frente da aplicação da Avaliação Diagnóstica na unidade de ensino.

“Mediante os resultados dessas avaliações digitais, os professores, coordenadores e o diretor podem tomar decisões pedagógicas de ensino e adotar metodologias mais assertivas no tocante à recomposição das aprendizagens por série, disciplina e aluno. A gestão escolar orientou todos os professores sobre a conscientização da realização e monitoramento dessas avaliações diagnósticas”, considera.

Ainda conforme Nilson Gomes, a escola adotou uma política de incentivo para que os estudantes realizem a Avaliação Diagnóstica, inserindo pontos nas médias dos alunos que participassem do processo de forma responsável e comprometida, independentemente do resultado.

 

“Dessa forma, esperamos que os desempenhos alcançados pelos alunos em todas as séries, sejam os mais verdadeiros e coerentes possíveis com a realidade de suas aprendizagens, para que a escola tome decisões pautadas cada vez mais na recomposição das aprendizagens que cada aluno necessita, promovendo uma educação pública de qualidade para todos”, argumenta.

Sobre a Avaliação

A Avaliação Diagnóstica busca mensurar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades a fim de detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Os resultados serão analisados internamente, em cada escola, e possibilitarão a redefinição dos rumos do trabalho pedagógico, de forma direta, na perspectiva de que as mudanças auxiliem no processo de consolidação de competências básicas de todos os estudantes.

A iniciativa ocorre por meio da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade), da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e do Programa Cientista Chefe em Educação.

Estão sendo avaliados os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.