De olho na China, EUA obterão acesso expandido à base militar nas Filipinas

Os militares dos Estados Unidos terão acesso a mais quatro bases nas Filipinassob um acordo anunciado quando o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, visitou Manila nesta quinta-feira (2).

Além disso, os dois aliados disseram que os projetos em cinco bases já cobertos pelo Acordo de Cooperação de Defesa Aprimorada (EDCA) de 2014 estavam quase concluídos.

A EDCA permite que os EUA façam um rodízio de tropas para bases específicas e construam instalações para uso de ambos os países.

“A EDCA é um pilar fundamental da aliança EUA-Filipinas, que apóia treinamento combinado, exercícios e interoperabilidade entre nossas forças. A expansão da EDCA tornará nossa aliança mais forte e resiliente e acelerará a modernização de nossas capacidades militares combinadas”, disse um anúncio conjunto.

O anúncio não deu a localização das bases às quais os militares dos EUA terão novo acesso. 

Ele disse apenas que os novos locais “permitirão um apoio mais rápido para desastres humanitários e relacionados ao clima nas Filipinas e responderão a outros desafios compartilhados”, sem especificar quais são esses desafios.
Fonte: CNN