Ouvidoria da Sefaz Ceará realizou cerca de 5,5 mil atendimentos em 2022

A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, em 2022, 5.493 atendimentos, dentre solicitações de serviços, elogios, sugestões, denúncias e reclamações. A internet e o telefone 155 foram os meios mais utilizados. Busca por informações sobre mercadorias em trânsito, fiscalização de empresas e tramitação de processos lideraram as demandas. Dúvidas em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ao cadastro de empresas também tiveram destaque.

O coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da Sefaz-CE, Jurandir Gurgel, ressaltou a importância da interlocução com a sociedade. “A Ouvidoria representa o canal de participação e controle social do cidadão com a Secretaria da Fazenda. Mediante o recebimento, a classificação e o tratamento dado às manifestações, o contribuinte exerce em plenitude seu direito de informar-se e de intervir na melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados pela Sefaz.”

Uma das grandes conquistas de 2022, segundo Gurgel, foi a implantação do atendimento por videoconferência. A medida proporcionou mais agilidade nos serviços, evitando a abertura de novos processos. “Somos pioneiros no Estado nessa modalidade”, complementou.

Para 2023, o gestor pretende continuar inovando para que o relacionamento com o público externo fique cada vez mais próximo. “Buscaremos consolidar o projeto de ressignificação da Ascoi, principalmente na implantação do gerenciamento de riscos aos processos organizacionais, e intensificar a contribuição com o planejamento e gestão da Sefaz, a partir dos dados coletados das manifestações de Ouvidoria e o aperfeiçoamento do processo de atendimento por vídeoconferência.”

Os índices registrados no ano passado se aproximaram dos verificados em 2021, quando foram recebidas 5.487 manifestações.

Serviço

O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Fazenda pelA Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, em 2022, 5.493 atendimentos, dentre solicitações de serviços, elogios, sugestões, denúncias e reclamações. A internet e o telefone 155 foram os meios mais utilizados. Busca por informações sobre mercadorias em trânsito, fiscalização de empresas e tramitação de processos lideraram as demandas. Dúvidas em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ao cadastro de empresas também tiveram destaque.

 

O coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da Sefaz-CE, Jurandir Gurgel, ressaltou a importância da interlocução com a sociedade. “A Ouvidoria representa o canal de participação e controle social do cidadão com a Secretaria da Fazenda. Mediante o recebimento, a classificação e o tratamento dado às manifestações, o contribuinte exerce em plenitude seu direito de informar-se e de intervir na melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados pela Sefaz.”

 

Uma das grandes conquistas de 2022, segundo Gurgel, foi a implantação do atendimento por videoconferência. A medida proporcionou mais agilidade nos serviços, evitando a abertura de novos processos. “Somos pioneiros no Estado nessa modalidade”, complementou.

 

Para 2023, o gestor pretende continuar inovando para que o relacionamento com o público externo fique cada vez mais próximo. “Buscaremos consolidar o projeto de ressignificação da Ascoi, principalmente na implantação do gerenciamento de riscos aos processos organizacionais, e intensificar a contribuição com o planejamento e gestão da Sefaz, a partir dos dados coletados das manifestações de Ouvidoria e o aperfeiçoamento do processo de atendimento por vídeoconferência.”

 

Os índices registrados no ano passado se aproximaram dos verificados em 2021, quando foram recebidas 5.487 manifestações.

 

Serviço

O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Fazenda pelo telefone 155 ou acessar a página Ceará Transparente. Para atendimento por videoconferência, é necessário agendar pelo site da Sefaz.o telefone 155 ou acessar a página Ceará Transparente. Para atendimento por videoconferência, é necessário agendar pelo site da Sefaz.