Morte de Pelé: veja repercussão entre políticos e autoridades

Autoridades dos três poderes da República publicaram mensagens nas redes sociais, nesta quinta-feira (29), após a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O ex-jogador tinha 82 anos.

O Rei do Futebol estava internado há no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Além de principal ídolo do futebol mundial, Pelé ficou marcado na história do Brasil como o primeiro ministro do Esporte. A área, antes vinculada ao Ministério da Educação, ganhou “independência” em 1995.

Pelé foi ministro Extraordinário do Esporte por quatro anos, entre 1995 e 1999 – ao longo de todo primeiro mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso.

O nome do jogador ficou também eternizado na Lei Pelé, aprovada em 1998.

O texto mudou as regras sobre o passe dos jogadores, determinou que os clubes de futebol fossem transformados em empresas e estendeu os direitos do consumidor ao público de eventos esportivos, entre outros pontos.

Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito: “Triste notícia o falecimento do nosso rei Pelé. Meu time no santos futebol clube, o peixe teve o maior ataque de todos os tempos. Nosso carinho, nossas orações ao querido Pelé, campeão do mundo na copa de 58, 62, 70, um atleta completo, nosso carinho, sentimentos, orações e sentimentos a familiares e fãs.”

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF): “Pelé, o gênio da bola, que encantou e só trouxe muita felicidade ao Brasil, agora nos faz chorar. Descanse em paz, querido amigo: hoje você nasce para a eternidade!”

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional: “O Rei Pelé nos deixou. O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou. Interrompeu guerras e conflitos com a bola nos pés e a mensagem da paz. Neste momento de tristeza, o que conforta, entre tantos exemplos deixados por Edson Arantes do Nascimento, é ter a certeza do encantamento proporcionado pelo mineiro de Três Corações, que tornou o futebol algo mágico para todos os fãs do esporte. Meus sentimentos aos familiares, aos milhares de admiradores e aos amigos do Rei Pelé.”

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara: “O Brasil e o mundo lamentam a morte do nosso eterno Camisa 10, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo. O rei do futebol para todo o mundo. O homem Pelé nos deixa. O eterno Pelé viverá para sempre.”

Ana Moser, ex-atleta e futura ministra do Esporte: “Pelé é eterno. O legado dele é eterno. Nós brasileiros e nós aqui da pasta de Esporte teremos uma responsabilidade ainda maior de manter essa qualidade, de manter essa simbologia presente, viva.”

Partido dos Trabalhadores (PT): “Atleta do século, o maior do mundo: o país perde hoje a alegria tantas vezes conquistada no esporte mundial. O Partido dos Trabalhadores sente imensamente a perda do Rei Pelé. Nossos sentimentos aos familiares e amigos, o Brasil se une ao luto de vocês. Pelé eterno! 🖤”

Cláudio Castro (PL), governador reeleito do Rio de Janeiro: “O mundo perdeu hoje uma das personalidades mais emblemáticas de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, era sinônimo de atleta. Considerado o Rei do Futebol, ele certamente ficará marcado como um dos brasileiros mais conhecidos mundo afora. Com a bola nos pés, foi tricampeão mundial, entre outras dezenas de títulos conquistados, e anotou mais de 1.280 gols. Além das marcas nunca alcançadas, Pelé eternizou jogadas incríveis que jamais sairão da memória dos apaixonados pelo esporte mais popular do planeta.”

Helder Barbalho (MDB), governador reeleito do Pará: “O futebol perde hoje um dos maiores ídolos da sua história. Pelé foi rei dentro e fora de campo. Uma história e um legado reconhecido mundialmente, admirado por gerações e que vai deixar muitas saudades. Meus sentimentos aos familiares e amigos do nosso eterno rei e camisa 10.”

Fernando Haddad (PT), futuro ministro da Fazenda: “Colossal Pelé, obrigado.”

Márcio França (PSB), futuro ministro de Portos e Aeroportos: “O Rei Pelé fez o Brasil ser conhecido e reconhecido no resto do mundo, parou uma guerra e alcançou tudo que um atleta podia. Brilhou com a 10 do Santos e da Seleção. Tive a sorte de torcer por ele vestindo as duas camisas. O Edson, homem de três corações se vai, Pelé é eterno!”

Paulo Teixeira (PT-SP), deputado e futuro ministro do Desenvolvimento Agrário: “Adeus Pelé! O Brasil se despede do maior jogador de futebol do mundo. O maior atleta de todos os tempos!”

Fábio Faria (PP-RN), deputado e ex-ministro das Comunicações: “O Rei Pelé, Rei do Futebol, que conquistou o mundo e deu muitas alegrias ao Brasil, acaba de falecer. Grande perda ao Brasil e aos brasileiros. Meus sentimentos aos amigos e familiares. O craque chega ao céu. 🙏🙏”

Tereza Cristina (PP-MS), senadora eleita e ex-ministra da Agricultura: “Uma perda inestimável! Pelé, o Rei do Futebol, trouxe tanta alegria a todos nós! Foram mais de mil gols, três Copas do Mundo. Sempre levando o #Brasil ao topo do esporte! Descanse em paz, Edson Arantes do Nascimento. O mundo nunca vai te esquecer! Meus sentimentos aos familiares”

Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), senador: “O maior jogador da história do futebol nos deixou! Descanse em paz, Rei! Muito obrigado pelas alegrias que trouxe ao país! Meus sentimentos aos amigos, familiares e torcedores!”

Renan Calheiros (MDB-AL), senador: “Se despediu hoje a mais elevada realeza brasileira. Um gênio, mestre de muitas artes, maestro da habilidade e ícone de nossas maiores paixões. Pelé ascendeu ao mundo dos imortais e está reluzindo entre os deuses. A vida o glorificou, a morte o sublimará.”

Guilherme Boulos, deputado federal eleito (PSOL-SP): “PELÉ ETERNO: 1283 gols. 3 títulos mundiais. O maior da história. Vá em paz, Edson Arantes do Nascimento!”

Fausto Pinato, deputado federal (PP-SP): “O futebol perdeu hoje o seu Rei. Pelé, o maior jogador da história, nos deixa aos 82 anos. Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer. Obrigado por tudo majestade e que Deus conforte os nossos corações.”

André Janones, deputado federal (Avante-MG): “O maior jogador de futebol de todos os tempos. Para sempre, o nosso Rei Pelé, do Brasil para o mundo. Que descanse em paz e que Deus conforte o coração dos fãs e familiares e amigos! 🖤👑”.

Fonte: G1