Iniciado o processo de beatificação e canonização de Padre Cícero; veja a comissão nomeada pelo bispo

O bispo da Diocese do Crato, Dom Magnus Henrique, autorizou nesta quarta-feira, 30, a abertura oficial do processo de beatificação e canonização de Padre Cícero Romão Batista. A sessão solene ocoreu na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, diante de centenas de romeiros, autoridades políticas e líderes religiosos.

Na ocasião, Dom Magnus anunciou os doze nomes que irão fazer parte da comissão do processo. O grupo é dividido em dois colegiados, Tribunal Dioceano e Comissão Teológica, cada um com seis integrantes. Entre os nomeados está o advogado italiano Paolo Villotta, conhecido por atuar no processo de canonização de Irmã Dulce, a primeira santa brasileira reconhcida pelo Vaticano.

Os nomeados terão como principal atribuição juntar provas documentais sobre possíveis milagres relacionados ao fundador de Juazeiro do Norte. Para que Padre Cícero vire beato, basta que um dos vários milagres atribuídos a ele seja coprovado. O processo, no entanto, não tem prazo de conclusão e pode durar anos.

A sessão solene, que atraiu uma multidão de fiéis, também foi acompanhada pela governadora Izolda Cela (sem partido), pelo prefeito de Juazeiro Glêdson Bezerra (Podemos) e pelo deputado estadual Fernando Santana (PT), além de vários políticos da região.

Confira a comissão nomeada por Dom Magnus

Tribunal Diocesano
Padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva – delegado episcopal
Padre Aureliano de Sousa Gondim – promotor de justiça
Padre Rodrigo Remulo Leite Pereira – notário atuário
Padre Cícero Felipe Tavares de Sousa – notário adjunto
Padre Francisco Wesley Barbosa Barros – vice-postulador
Paolo Vilotta (advogado) – postulador

Comissão Teológica
João Paulo de Araújo Gomes -Diocese de CaruaruJ
José Luiz Araújo Lyra – historiador
Padre Cícero José da Silva – reitor da Basílica Nossa Senhora das DoresAntônio
Renato Soares de Casemiro – historiador
José Carlos dos Santos – historiador
Armando Lopes Rafael – historiado