A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, cumpriu agenda na região do Cariri nesta segunda-feira, 24. Na ocasião, ele inaugurou uma nova unidade do Juizado da Mulher, no Crato.
“A entrega desse Juizado da Mulher é a materialização de um firme compromisso meu desde assumi a Presidência do Tribunal de Justiça. Temos observado muito essa questão da violência doméstica, que infelizmente atinge mulheres em todo o Ceará, de todas os estratos sociais, que se manifesta de formas diferentes, como a violência psicológica, financeira ou sexual, com muitos registros de feminicídios. O combate à violência de gênero é responsabilidade de todos, e nós, enquanto agentes do Poder Judiciário, estamos fazendo a nossa parte”, declarou a desembargadora.
A titular do novo Juizado, juíza Maria Lúcia Vieira, celebra a implantação do equipamento. “Estou muito feliz com este momento. A instalação deste Juizado dará uma resposta mais célere às demandas das mulheres cratenses. Eu e minha equipe estamos preparados para combater a violência doméstica e dar uma resposta eficaz à sociedade”.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção do Crato, Aderson Feitosa, ressaltou que a “unidade vem para proteger as mulheres do nosso município, que tem uma alta taxa de violência contra o gênero feminino. Ficamos satisfeitos, enquanto representantes da Advocacia, ver o cuidado e o zelo do Tribunal de Justiça com a Região do Cariri e, em especial, com a mulher cratense”.
Antes de ir ao Crato, a presidente do TJCE fez visita ao Fórum de Potengi, que passou por melhorias na estrutura física. Foi investido R$ 46.407,49 na revitalização do prédio. “A presença da desembargadora Nailde Pinheiro é muito importante, pois enaltece a população local, que se sente prestigiada com a reforma. Estamos com um prédio mais acolhedor e melhor estruturado para servir ao público”, destacou o juiz titular da Vara Única de Potengi, juiz Sylvio Batista dos Santos Neto.
A magistrada também visitou o Fórum de Araripe para anunciar a reforma da unidade judiciária, que terá início em novembro. Encerrando a agenda, a chefe do Judiciário cearense participou, no período da tarde, da celebração de Beatificação da Mártir Benigna Cardoso, no Parque de Exposição do Crato. Também estiveram presentes o desembargador André Costa, a juíza auxiliar da Presidência, Flávia Setúbal, o secretário de Administração e Infraestrutura, Pedro Sampaio, além de autoridades locais.