Instagram vai usar Inteligência Artificial para verificar idade de usuários no Brasil

Foto: Hardware.com

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Instagram anunciou, na última quinta-feira (13), que vai expandir os testes de verificação de idade dos usuários para outros países, incluindo Índia e Brasil. Atualmente, a plataforma exige a idade mínima de 13 anos para cadastro.

Desde 2019, o Instagram pede que os novos usuários compartilhem a própria idade para concluir o cadastro na rede social. A medida visa garantir que adolescentes e adultos aproveitem a experiência adequada à própria faixa etária.

A plataforma firmou parceria com a Yoti, empresa especializada em verificação de idade online e Inteligência Artificial (IA), para garantir a privacidade dos usuários.

Se menores de 18 anos tentarem editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, a plataforma exigirá a verificação de idade com uma das opções abaixo:

Upload de documento de identidade

O usuário poderá carregar um documento de identificação oficial, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Registro Geral (RG). O documento será armazenado nos servidores da rede social e excluído após 30 dias.

Desde 2019, o Instagram pede que os novos usuários compartilhem a própria idade para concluir o cadastro na rede social/ Reprodução/ Instagram

Selfie de vídeo

Ao escolher essa opção, a pessoa verá instruções para seguir na tela. A selfie de vídeo será compartilhada somente com a Yoti. A empresa, por sua vez, faz uma estimativa da idade com base nas características faciais do usuário.

Confirmação de amigos

Com essa opção, é possível pedir que amigos em comum confirmem a idade de alguém. A pessoa que fará a confirmação deverá ter pelo menos 18 anos. Além disso, ela não poderá fazer a confirmação para mais ninguém naquele momento e precisará cumprir outras medidas de proteção implementadas pelo Instagram.

O Instagram informou ainda que se usuários forem identificados como adolescentes, suas contas serão privadas por padrão. Além disso, o contato indesejado de adultos e as opções de exibição de anúncios serão limitadas.

Fonte: CNN Brasil 

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