Renato Casagrande (PSB) e Manato (PL) disputarão o segundo turno das eleições para o governo do Espírito Santo (ES). Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). O segundo turno será realizado em 30 de outubro.
Perfil dos candidatos
Renato Casagrande (PSB)
Renato Casagrande nasceu em 03 de dezembro de 1960, em Castelo (ES). Ele é engenheiro e começou a carreira política como deputado estadual, em 1991. Três anos depois, assumiu como vice-governador do Espírito Santo na chapa de Vitor Buaiz.
Também foi deputado federal, de 2003 a 2007, e, logo depois, como senador, de 2007 a 2010. Assumiu como governador do estado em dois momentos: de 2011 a 2014 e de 2019 até a atualidade.
Manato (PL)
Carlos Manato nasceu em 07 de agosto de 1957, em Alegre (ES). Ele é médico. Entrou na política como deputado federal pelo Espírito Santo, de 2003 a 2019. Nesse meio tempo, foi secretário de Serviços da Prefeitura Municipal da Serra (2001-2002). Atualmente é presidente do conselho deliberativo do Sebrae-ES.
Eleições de 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.
Fonte: Metrópoles