Celulares Xiaomi ganham cópia de função exclusiva do iPhone 14 Pro

Foto: Vaibhav Jain

Publicidade

Não levou nem dez dias para que surgisse a cópia de uma função exclusiva do novo iPhone 14 Pro: as notificações interativas no notch em formato de pílula, que ganharam elogios nas primeiras impressões do TechTudo com o celular da Apple. Um programador conseguiu incluir o recurso nos celulares da Xiaomi depois de trabalhar num tema visual para MIUI, a interface utilizada pela gigante chinesa.

O tema “Grumpy UI” foi desenvolvido por Vaibhav Jain, está disponível somente em chinês e ainda precisa ser aperfeiçoado. Ele passou pelo processo normal de revisão da Xiaomi e está disponível na central de downloads da empresa desde 13 de setembro. O template muda cores, ícones da interface e papel de parede do sistema, bem como o formato do relógio. Não ficou claro qual celular foi usado na demonstração.

Celular da Xiaomi com função similar ao notch interativo do iPhone — Foto: Reprodução/Vaibhav Jain

Celular da Xiaomi com função similar ao notch interativo do iPhone — Foto: Reprodução/Vaibhav Jain

Dispositivo da Xiaomi com controle de música — Foto: Reprodução/Vaibhav Jain

Dispositivo da Xiaomi com controle de música — Foto: Reprodução/Vaibhav Jain

Apesar do vídeo demonstrar que a ferramenta se comporta de forma parecida com o recurso da Apple, o site Android Police levanta a dúvida se o programador realmente colocou todos os recursos do notch iPhone 14 Pro, uma vez que a personalização da MIUI é restrita aos elementos visuais – sendo assim, não seria possível alterar o comportamento do sistema de forma tão profunda.

O iPhone 14 foi apresentado em 7 de setembro com a exclusiva função Dynamic Island (Ilha Dinâmica) nos modelos Pro e Pro Max. A tecnologia de software tenta mascarar a presença do notch, área responsável por guardar a câmera frontal e os sensores de reconhecimento facial.

Na prática, a ferramenta deve mostrar notificações do iOS sem precisar abrir uma janela para isso, conforme explicou a Apple em seu evento ao vivo, e nem ocupar espaço útil na tela. As animações podem ser programadas para ter comportamentos diferentes, dependendo da necessidade de cada app.

Fonte: Techtudo 

Publicidade

Leia também